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18 de novembro de 2014


Malta Tahan relata em seu livro algumas técnicas utilizadas na contagem, ele relata que o mais antigo sistema de numeração seria o quinario um sistema em que as unidades se agrupam de cinco em cinco que seria uma quina algum tempo depois surgiu o sistema de base 10 a origem desse sistema se da pelo número de dedos das mãos, esse sistema se tornou universal. Todos adotaram esse sistema na sua linguagem falada, sistema decimal, outros sistemas foram descartados. Segundo Malta a escrita dos números foi realizada lentamente, vários séculos depois.
Quatrocentos anos depois quando um hindu emprega um caráter especial o zero, assim todos os sinais índices e letras foram inúteis ficando apenas os nove algarismos e o zero. Assim se deu a origem dos números e algarismos. Malta ensina seu aluno através da sua aula a origem dos números.

Ambos autores relatam a importância da autonomia para o aprendizado, porém Malta mostra de outra forma essa importância ensinando o passo a passo de como tudo aconteceu, já Constance  nos mostra que a autonomia e indissociavelmente social, moral e intelectual. Ela enfatiza a teoria de Piaget não se da somente a criação de ensinar aritmética e sim que devemos tentar desenvolver a autonomia da criança. Os dois autores mostram que usamos no nosso dia a dia a matemática mesmo sem saber como isso funciona, pois Malta relata que um pastor conta suas ovelhas mesmo sem conhecer os números e Constance fala sobre uma aluna que tenta pegar xícaras suficientes para todos de sua mesa, ambos trabalham a quantificação, podemos observar que a inteligência se desenvolve pelo uso.

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