A aplicação do
cálculo mental não e muito estimulada pelas escolas brasileiras, porém através
dessa prática a criança desenvolve habilidades como atenção, memória, e a
concentração e compreensão do sistema de numeração decimal. O trabalho ordenado envolvendo o cálculo
mental permite a memorização de um conjunto comum de cálculo.
O maior domínio
de cálculo se da por meio do cálculo mental escrito na medida em que e realizado,
permite ao aluno distinguir algumas propriedades e regularidades das operações.
Ao realizar o cálculo
mental, o educando se vê na posição absorver o conceito de número, o cálculo
trás consigo a fundamental função de reforço na construção e no domínio do
conceito de número.
Em algumas escolas os educadores utilizam o calculo mental com base nas atividades de situação problemas, para estimular o raciocínio lógico. O calculo mental permite maior flexibilidade de calcular, com segurança e confirmação dos resultados esperados, tornando-se relevante na capacidade de enfrentar problemas, permitindo os alunos a realizar estimativas (ler uma conta e imaginar um resultado aproximado). Ao ingressar na escola os alunos trazem consigo uma condição de aprendizagem sobre numeração, forma, medida e espaço, portanto o professor devera estimular essas atividades em sala de aula. No intuito de ampliar esses conhecimentos, e acrescentar o que irai aprender ao que já sabem. Os alunos não devem ser privados a usar somente o calculo estrito, pois ha vários tipos de cálculos que interligam entre si, os professores precisam, utilizar essa habilidade em sala de aula.
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