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1 de setembro de 2014

A construção do número operatório

    

A construção do número operatório:


Desde o nascimento o ser humano tem contato com os números, o processo de assimilação ao numero à quantidade para a criança só ocorre depois do cinco anos de idade. O número é construído através da contagem e medição, surge pela necessidade de representar. 


Em muitas escolas infantis, o que é ensinado é o conhecimento do algarismo, sem dar ênfase a seriação, a criança precisar ver o novo, conhecer o concreto, para organizar seus conhecimentos, pois leva a experimentar e manipular.  São através do concreto que a criança, poderá revelar um novo conhecimento, adequando as suas percepções, descobrindo a singularidade de cada objeto, seu peso, tamanho e espessuras.
                                                              


Uma criança do nível pré-operatório é capaz de classificar objetos por cores, por forma e tamanho. No nível operatório a criança é capaz de montar com as formas geométricas,uma casa, uma pipa e robô. O número operatório representa uma quantidade que pode ser desfeita, uma adição ou subtração.
   

O ideal para a criança é descobrir os números através do lúdico, possibilitando os desenvolvimentos, com jogos, raciocínio logico, para que encontrem condições e possam desenvolver-se  na aplicação da matemática. A criança estará suficiente estruturada ao sete anos e meio, entendendo que o número está conectado a operação.



S
eriação:

A seriação é um processo das diferenças de objetos. Devem-se classificar os objetos por ordem linear, e pela grandeza dos elementos, com isso pode-se seriar objetos do menor para o maior, do maior para o menor, do mais fino para o mais grosso, ou vice-versa.
                                                             


O processo de seriação está presente desde o período sensório-motor, a criança já encontrando a diferença entre os objetos, consegue construir uma torre, utilizando cubos e formas diferentes em tamanhos diferentes.
Na primeira fase, a criança fracassa na seriação, com dez elementos, não há ensaio de ordenação de elementos, em torno de quatro anos de idade.
Na segunda fase, a criança avança, conseguindo ordenar por série, tamanho dos elementos pequenos, mas incoordernadas, e por alguns erros, após algumas tentativas a criança avança, conseguindo perceber o erro, em torno de cinco anos.


Na terceira fase, a criança percebe que há um processo a seguir, e consegue intercalar o objeto através do método sistemático, esse método leva a criança á ação de seriar, a capacidade de intercalar sem variações, em torno dos sete anos.

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