Brincar de Arrumação –
Classificação em grupo
Solicitar que os alunos
tragam de casa diversos objetos de que disponham: embalagens vazias, tampinhas
coloridas, fitas, brinquedos, bolas, revistas, livros, CDs, DVDs etc.
O professor faz uma
classificação de alguns objetos e os alunos deverão adivinhar qual foi o critério
(como é o nome da quantidade); após terem compreendido, peça que façam outros
agrupamentos e cada grupo desafiará os outros grupos a dizerem o “nome da
quantidade” – (a classificação).
Quem tem mais?
Cobrir um dado com fita
crepe – deixando marcas de 1 e 3 ( fazer as bolinhas): uma bolinha em 3 faces e
2 bolinhas nas outras 3 faces; uma bandeja e 15 palitos de sorvete. Cada
jogador lança o dado na sua vez e pega tantos palitos quantos ele indicar. O
jogo acaba quando acabarem os palitos. Para descobrir quem ganhou o jogo fazem
correspondência um a um entre a quantidade de palitos dos jogadores.
Objetivos: comparar e
estimular adições de pequenas quantidades, construir o número cardinal.
Representação: cada
criança faz uma colagem com os palitos que ganhou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário