Pesquisar este blog

22 de setembro de 2014

O Ábaco

O ÁBACO
O ábaco é a primeira maquina de calcular, inventado pelo homem, é de madeira retangular, uma invenção dos chineses, um instrumento bem sucedido de cálculo, a necessidade de fazer contas, como soma, subtração, a divisão, multiplicação e nos diversos problemas de fração e raízes, trabalhar com ábaco permite construir a noção real do número inteiro, na passagem da unidade para a dezena, da dezena para a centena, da centena para a unidade de  milhar e assim por diante. Formado por fios paralelos, com pequenos bastões, que podem deslizar livremente, que representam a quantidade a ser trabalhada, contém 2 conjuntos por fio, 5 contas no conjunto das unidades e 2 contas que representam 5 unidades. Cada base é múltipla de dez. Na Idade Média, o ábaco era utilizado pelos romanos, pelos egípcios, chineses e hindus.
Nos tempos de hoje o Ábaco japonês  é utilizado no Brasil, com exclusividade pelos deficientes visuais.
O Ábaco serve para termos a verdadeira noção de vai um , de agrupar e reagrupar, decomposição e composição do número, a noção do antecessor e sucessor. O uso do ábaco favorece a técnica do calculo mental, a concentração e a memorização, a visualização e inspiração apuradas, processamentos de informações mais rapidamente, aumento de velocidade auditiva.
Tendo prática no uso do ábaco, podem-se fazer contas rápidas sem o uso de uma calculadora, é necessário conhecer os processos para realização das operações

As operações são efetuadas de acordo com o sistema posicional, o ábaco não resolve os cálculos, ele simplesmente contribui na memorização das casas posicionais enquanto os cálculos são feitos mentalmente.

Tipos de Ábaco 
Ábaco Asteca

Ábaco Chinês

Ábaco Dourado

Ábaco Japonês

Ábaco Romano

Ábaco aberto



Ábaco


Ábaco colorido de Madeira


O sistema de numeração decimal

O Sistema de numeração decimal

O Sistema de numeração decimal é um sistema indu-arábico, começou com os indianos, mas os árabes aperfeiçoaram, é o mais comum, e utilizado por nós, foi criado para gerenciar numerais, para numerarmos objetos. A palavra decimal tem origem na palavra latina decem, que significa dez. Neste sistema são apresentados por agrupamentos de símbolos que são chamados de dígitos e algarismo, é formado por 10 símbolos diferentes, 0,1,2,3,4,5,6,7,8,9, e contados em grupos de 10, provavelmente a contagem que os homens primitivos faziam com os 10 dedos das mãos.


O sistema de numeração decimal é essencial à formação matemática escolar. “Esse conteúdo atravessa todos os anos da escolaridade básica” diz Fernanda Penas-especialista argentina em didática da matemática.


Construção da Dezena pela Brincadeira

Construção da Dezena pela Brincadeira
Através da brincadeira a criança se expressa, pois é uma linguagem natural, que está presente na vida do aluno, através das atividades lúdicas.

Para fazer a construção do numero decimal, terá que ser utilizados agrupamentos  de objetos, como palitos, tampinhas de garrafa, através do concreto facilitará a compreensão , na construção da dezena.

A Construção da Centena e Unidade de Milhar

A Construção da Centena e Unidade de Milhar


A construção da centena é feita pela junção de 10 dezenas,  podemos utilizar os materiais estruturados o material dourado, para o ensino.
construção da unidade de milhar é formada por 10 centenas:
10 unidades = 1 dezena = 10
10 dezenas = 1 centena = 100
10 centenas = 1 unidade de milhar = 1000
Os números são organizados em classes e ordens. A construção da centena e da unidade de milhar pertence a 1 e 2 classes.
2a Classe
1a Classe
MILHAR

6a Ordem
5a Ordem
4a Ordem
3a Ordem
2a Ordem
1a Ordem
C
D
U
C
D
U
0
0
0
0
0
0








Seguidores